• Carta do Doc
  • Posts
  • # 40. IA generativa na saúde - tudo o que você precisa saber

# 40. IA generativa na saúde - tudo o que você precisa saber

Olá pessoal,

Na última semana eu tive a oportunidade de fazer uma imersão de IA generativa no escritório do Google em Nova Iorque.

Então resolvi trazer um resumo sobre essa nova tecnologia (baseada em uma aula que dei na pós-graduação de inovação do Einstein) e como ela já está impactando o mercado de saúde.

Tempo de leitura : 5 minutos

💬 Em pauta

Primeiro vou te mostrar 4 pontos que eu demorei muito para entender.

  1. A grande mudança de paradigma dos LLMs versus o que já tínhamos de machine learning — A IA generativa é um modelo que pode resolver diversas tarefas e não apenas uma.

  2. O que permitiu essa inovação foram 3 pilares: i. Poder computacional (GPUs), ii. cluster de dados na nuvem (evolução do cloud computing) e iii. Nova arquitetura chamada “transformer”.

  3. É assim que um LLM (large language model) lê o texto — cada fragmento é um token diferente, sendo que a resposta é influenciada por todos os tokens, o que aumenta muito a qualidade da resposta.

  4. Água mole em pedra dura, tanto bate até que ________.
    Essa é a forma que um LLM funciona, prevendo a palavra '“fura” com grande acurácia.

Na saúde eu acredito que temos 5 frentes de atuação que vão fazer toda a diferença.

Todo ano são publicados milhões de artigos na área da saúde, oque torna complexa a tarefa de manter-se atualizado. Os modelos de linguagem são muito bons no processamento de texto, e devem começar a apoiar os profissionais de saúde a sumarizar e agregar as informações científicas.

Em 5 anos, será difícil ver um médico fazendo um relatório do zero. Os modelos de linguagem vão conseguir absorver boa parte das burocracias na saúde.

Esse será um grande ganho para os profissionais de saúde. A transcrição e resumo da consulta. Algo que usa o melhor dos LLMs. Esse modelo já está rodando nos EUA, com ótimos resultados. Alguns exemplos:

A interação com o paciente será potencializada pela LLMs e chatbots inteligentes, que podem coletar informações e tornar a jornada de cuidado menos episódica (1 consulta a cada 2 meses) e mais contínua (interações semanais com o bot).

Isso vai permitir o monitoramento próximo dos profissionais de saúde.

Agora o maior ganho (na minha opinião) deve vir da descoberta de novas moléculas e terapias.

Estão sendo criados modelos de linguagem em cima de bases de proteínas, DNA e RNA, que prometem agilizar o processo de tentativa e erro para descoberta de novas substâncias.

Este modelo foi lançado recentemente e já traz resultados interessantes:

Hoje 3 modelos disputam em relação à performance:

  • Claude

  • ChatGPT

  • Gemini

O que eu aprendi no Google sobre o Gemini:

1. A IA generativa mora dentro de uma interface chamada Vertex AI

Que está evoluindo todo dia (literalmente). Fizemos demos com todos os modelos atuais. Além do 1.5 Pro, tem um modelo chamado 1.5 Flash, que é super rápido.

2. Conheci um dos engenheiros de ML (machine learning) no Gemini. 

Ele mostrou como o Gemini já tem algumas integrações que estão abrindo novas possibilidades, como o Google Maps e Gmail e Meet. Estão lançando um bot que vai entrar nas reuniões no seu lugar, falar e anotar e resumir tudo.

3. Coloquei um caso clínico para o med-LM e Med-Gemini (modelos focados em saúde). 

Eu consegui fazer algumas perguntas técnicas de cardiologia para o modelo sobre insuficiência cardíaca. Resultado bem acima do que eu tinha visto em outros modelos.

4. O uso de agentes está evoluindo rápido

Você pode criar agentes que fazem tarefas para você usando o Gemini, como olhar e-mails de clientes, consultar na base da empresa, pega a informação e elabora uma resposta.

5. Segurança é chave para o Google. Com a saída do time de segurança da OpenAI, o Google está mostrando sua superioridade neste quesito.

Estou super animado com a IA generativa e o seu potencial na saúde.

Como você acredita que isso vai impactar o mercado de saúde? Pode me responder nesse e-mail mesmo : )

❇️ Recomendações

Storytelling na IA generativa

Mesmo com toda complexidade técnica dos modelos de linguagem, no fim do dia somos impactados por histórias e como a nossa vida e rotina podem melhorar usando algo novo.

Esse vídeo da empresa Suki AI resume bem o impacto de uma boa história.

📌 Masterclass - Linkedin para líderes

No dia 20/06, vou te ensinar tudo o que aprendi sobre como crescer no Linkedin.

O método comprovado que eu criei para ir do zero a 6 milhões de impressões, 22.000 seguidores e Top Voice. (Inscreva-se neste link).

💭 Citação

Se você quer aprender mais sobre o mundo de startups e empreendedorismo, leia este livro! Mestres em escala do Reid Hoffman (fundador do Linkedin).

Gosto muito deste trecho:

“Parte da jornada como empreendedor é aprender a separar os seus instintos vencedores da suas ideias perdedoras”.

Por hoje é só!

Mandem feedbacks, é só responder esse e-mail.

Se você achou o conteúdo interessante, compartilhe.

Domingo que vem tem mais,

Abraço!

Thiago Liguori