• Carta do Doc
  • Posts
  • # 03. O problema do sistema de saúde está relacionado a esse fenômeno

# 03. O problema do sistema de saúde está relacionado a esse fenômeno

Olá pessoal,

Esta semana conheci um conceito matemático que me ajudou bastante a entender o desalinhamento de interesses que vivemos no sistema da saúde privada, tanto no Brasil como em outros países. Ele é amplamente aplicado na áreas de finanças e foi baseado na teoria dos jogos. Chama-se Equilíbrio Nash.

💬 Em pauta

O equilíbrio Nash é um conceito em que as partes envolvidas não tem qualquer tipo de ganho ou benefício ao mudar a sua estratégia atual.

Imagine esta situação » Se dois jogadores, Ana e Bruno, escolhem as estratégias A e B, (A, B) é um equilíbrio de Nash se Ana não tem nenhuma outra estratégia disponível que seja melhor do que A para maximizar seu pagamento em resposta à escolha de B por Bruno, e Bruno não tem nenhuma outra estratégia disponível que seja melhor do que B para maximizar seu pagamento em resposta à escolha de A por Ana. Em um jogo no qual Carlos e Daniela também são jogadores, (A, B, C, D) é um equilíbrio de Nash se A é a melhor resposta de Ana para (B, C, D), B é a melhor resposta de Bruno para (A, C, D), e assim por diante.

No contexto do sistema de saúde, vivemos um cenário em que, pacientes, hospitais, laboratórios, planos de saúde, indústria farmacêutica e outros personagens não têm uma vantagem competitiva ao mudar a sua estratégia atual, ou seja, um hospital tem como objetivo maximizar o número de internações, cirurgias, procedimentos e visitas ao pronto-socorro, sem obter qualquer vantagem ao mudar sua estratégia para um olhar de custo-efetividade da cadeia. Isso tem contribuído para a falência do sistema.

O resultado ➡️ ➡️ 

Iniciativas de value-based care (saúde baseada em valor), um modelo de pagamento baseado em desfecho clínico e não apenas em um serviço unitário prestado (+ custo-efetivo), acabam sendo despriorizados em contratos e têm dificuldade para ganhar tração no mercado, com algumas ilhas de implantação pelo ecossistema (Hospital Alemão Oswaldo Cruz).

O conceito também reforça a dificuldade de colaboração entre operadoras e hospitais por exemplo, já que o desalinhamento de estratégias e ganho marginal criam bloqueios invisíveis.

“Tenho interesse na parceria, vou ver com o meu diretor e te devolvo”, cri.. cri.. cri..

Não é culpa do gerente, nem do diretor, mas do equilíbrio Nash despriorizando uma iniciativa de ganha-perde, em que um dos lados não tem benefício tangível ao mudar a sua estratégia.

Exemplo de jogo coordenado, com equilíbrio Nash no 4/4 e 2/2

Criado pelo matemático John Nash Jr., este conceito pode ser aplicado em diversas outras áreas, desde finanças, varejo, mercado imobiliário, entre outros.

Fui apresentado a esse conceito durante o evento "Disruption and risk in healthcare: Antecipating what comes next”, em que o Dan Liljenquist, SVP e Chief Strategy Officer da Intermountain Health, fala em detalhes sobre como o equilíbrio Nash fez os preços de medicamentos como a insulina crescerem a níveis estratosféricos. 👇️ 

Para efeito de comparação, uma ampola de insulina Lispro Humalog custa:

  • R$ 1.650,00 (U$ 330,00) nos 🇺🇸 

  • R$ 125,30 no 🇧🇷 

Isso serviu como catalisador para a criação da Civica Rx, uma empresa medicamentos genéricos sem fins lucrativos fundada em 2018 por filantropias e sistemas de saúde americanos para reduzir e prevenir a escassez de medicamentos e os picos de preços nos EUA.

Valeu Dan : ) Assista o painel dele

Já me segue no Linkedin? 👇️ 

❇️ Recomendações

Podcast sobre ciência e saúde com recorde de audiência

Se você ainda não conhece o Dr. Andrew Huberman, neurocientista da Universidade de Stanford e podcaster, chegou a hora!

Ele fala sobre alimentação, produtividade, longevidade, sono, comportamento humano e outros temas relacionados em episódios longos (e bons!) Vou deixar aqui os episódios que eu mais gostei:

Hospital innovation show (HIS)

No dia 21 de Setembro vou participar de um painel no HIS.

Vou falar um pouco sobre tecnologia para coordenação do cuidado, focando em dois atores principais - EHR / CRM.

Vou aprofundar em como o prontuário eletrônico (EHR) e a sua interação com as plataformas de CRM (gestão de relacionamento com o cliente) determinam um acompanhamento mais próximos aos pacientes.

Essa será a minha terceira participação como palestrante. Esse é um dos melhores eventos para quem quer se aprofundar em gestão, tecnologia e inovação em saúde.

🛠️ Hacks de produtividade

Tenho usado uma metodologia para produtividade há quase 2 anos chamada “Segundo cérebro”, criada pelo brasileiro, naturalizado americano (e meu xará kk), Tiago Forte. Ele tem diversos conteúdos no Youtube e lançou um livro que chega ao Brasil em Agosto, em que ele explica o racional em detalhes. Fiz um vídeo que ilustra a minha base de conhecimento, que ingere de forma automática:

📙 LIVROS
📘 BLOG POSTS
📕 TWEETS
📗 NOTÍCIAS / VÍDEOS DO YT / PODCASTS
📒 NOTAS

Li e recomendo.
A versão em português está em pré-venda, mas já disponível em inglês.
Estou ajudando na organização do lançamento BR, que deve acontecer na Livraria da Vila. Quem tiver interesse em participar dá um toque 😉 

🛠️ Citação

Minha família fez a gestão de um hospital de 50 leitos na cidade de São Paulo de 1990 a 2017 - Realmente a conta não fecha 🫠 (fase bem desafiadora).

Por hoje é só!

Mandem feedbacks, é só responder esse e-mail.

Se você achou o conteúdo interessante, compartilhe.

Domingo que vem tem mais,

Abraço!

Thiago Liguori (Doc)