- Carta do Doc
- Posts
- # 08. Você lembra do que foi falado na sua última consulta médica?
# 08. Você lembra do que foi falado na sua última consulta médica?
Olá pessoal,
Nesta semana eu fui a um encontro de lideranças em saúde e ouvi a seguinte frase: “As pessoas só lembram de 15% das informações faladas pelos médicos nas consultas”.
Resolvi investigar e entender mais sobre como os pacientes processam as tudo o que é passado pelos profissionais de saúde durante a jornada de cuidado. Se for tão baixo assim, será que precisamos fazer mudanças significativas na comunicação em saúde?
Tempo de leitura : 3 minutos
💬 Em pauta
Toda vez que uma pessoa vai tomar uma decisão sobre a sua saúde, seja comprar um medicamento, fazer um exame, realizar uma cirurgia ou mudar um comportamento, ela provavelmente vai levar em consideração tudo o que foi dito pela sua médica, enfermeira, psicóloga, fisioterapeuta, nutricionista e demais profissionais envolvidos no cuidado.
Mas tem um problema aqui.
O que a pessoa lembra quando chega a hora de tomar essa decisão?
Será que pontos-chave do diagnóstico, tratamento e orientações serão lembrados?
Será que as informações lembradas estão corretas?
Quanto de fato essa pessoa lembra? 🤔
Poucos estudos têm olhado para o entendimento e retenção das informações faladas em consulta, mas um estudo da Brown University me chamou atenção.
Foram avaliados 189 transcrições de consultas, associado a uma entrevista 1 semana após o atendimento. Resultado principal:
O estudo mostrou que quase metade das decisões e recomendações feitas pelos médicos durante a consulta eram esquecidas. Quando contavam com a algum tipo de direcionamento (“você ouviu algo sobre açúcar no sangue”), cerca de 36% lembravam dos detalhes.
Pessoas com ensino médio incompleto lembravam 38% das informações, enquanto pessoas com nível superior completo alcançavam 65% de retenção.
A própria informação pode influenciar no armazenamento. Um outro estudo de 2003 mostrou que quando o médico solta uma bomba 💣️ durante a conversa ("seus exames mostram que você tem diabetes e isso vai afetar a forma como você vive daqui pra frente”), essa mensagem toma um protagonismo enorme na conversa e tudo o que for falado em seguida terá uma chance muito baixa de retenção pelo paciente.
Mas o que mais influencia na memória dos pacientes?
Associado ao médico
- Uso excessivo de terminologia médica
- Informação estruturada (diagnóstico, depois tratamento, depois orientações..) versus não estruturada
- Informação de alto impacto (bomba) - toda a informação falada após isso terá uma baixa retenção. Talvez vale focar em orientações escritas que o paciente possa resgatar depois.
- Mais informações escritas do que faladasAssociado ao paciente
- Nível educacional - maior lacuna em pessoas que não completaram o ensino médio
- Nível de expectativa sobre o tema antes da consulta
- Informação nova versus antiga
Um outro estudo com 250 pacientes mostrou que quando um paciente recebe mais de 3 instruções / orientações em uma consulta, acaba dobrando a chance delas serem esquecidas no curto prazo. Ou seja, o médico deve focar em passar 1-2 instruções no atendimento e fazer um retorno em 15 dias para dar continuidade das instruções.
Quantas orientações o Papa Francisco recebe em uma consulta com o seu médico hein? 🤔
❇️ Recomendações
Palestra sobre o impacto financeiro da saúde mental
Na última quinta-feira, eu dei uma palestra no CONARH (maior eventos de RH do Brasil) sobre como a saúde mental gera um impacto financeiro significativo, chegando a 2,4% do faturamento anual de uma empresa.
Se você quiser receber a apresentação completa, é só responder este e-mail que eu te envio : )
Gosta de sauna 🔥 e e banho gelado 🥶 ?
Assisti um episódio do podcast do Andrew Huberman (neurocientista de Stanford) sobre como as temperaturas frias e quentes podem impactar o nosso metabolismo.
O que me chamou mais atenção - qualquer exposição ao frio já gera uma ativação da gordura marrom, o que acelera o seu metabolismo e a queima de gordura.
Fui atrás de mais detalhes.
O que é gordura marrom?
A gordura marrom, também chamada de tecido adiposo marrom, é um tipo de gordura corporal que te mantém aquecido quando você sente frio. A gordura marrom também armazena energia e ajuda seu corpo a queimar calorias. A gordura marrom é ativada em temperaturas frias.
Quais são os tipos de gordura no corpo?
Há diferentes tipos de gordura no seu corpo. Os profissionais de saúde identificam cada tipo de gordura pela sua cor e função, incluindo:
Gordura branca: A maior parte da gordura no seu corpo é gordura branca. A gordura branca armazena energia em vários lugares ao redor do seu corpo. A gordura branca isola seus órgãos. Muita gordura branca leva à obesidade.
Gordura marrom: A gordura marrom é menor do que a gordura branca. Ela armazena energia e queima essa energia para regular a temperatura do seu corpo. A gordura marrom ajuda a queimar calorias, criando calor logo antes do seu corpo começar a tremer (termogênese). Ela também ajuda a regular o açúcar (glicose) e o metabolismo da gordura.
Gordura bege: A gordura bege é uma combinação de células de gordura branca e marrom. Essas células queimam calorias para regular a temperatura do corpo, convertendo células de gordura branca em marrom.
🛠️ Hacks de produtividade
Recentemente, eu revisitei um artigo que escrevi no blog da Pipo Saúde em 2021 sobre o impacto da fadiga por videoconferência na nossa produtividade e nível de estresse.
Se você faz mais de 4-5 calls por dia precisa ler este texto.
Eu comecei a fazer 5-10 minutos de descompressão após cada reunião online e tem me ajudado bastante.
💭 Citação
Reportagem do NYT sobre como o recurso de acionamento automático do Apple watch para detecção de acidentes está travando os sistemas nos EUA. Alta sensibilidade do método gerando muitos falso-positivos.
Via Readwise
Por hoje é só!
Mandem feedbacks, é só responder esse e-mail.
Se você achou o conteúdo interessante, compartilhe.
Domingo que vem tem mais,
Abraço!
Thiago Liguori